Skip to main content
dicas para alimentação saudável

Você é o que você come: confira 10 dicas para alimentação saudável

18e2faae9fd9926a17fc744b5999931f
admin
29/12/2024
Ter uma alimentação saudável não tem nada a ver com aquelas dietas super restritivas em que você não pode comer nada do que gosta.Començando o texto com uma das dicas para alimentação saudável, o segredo está no equilíbrio e na estratégia. Não é preciso deixar para trás aquela pizza de fim de semana ou uma […]

Ter uma alimentação saudável não tem nada a ver com aquelas dietas super restritivas em que você não pode comer nada do que gosta.
Començando o texto com uma das dicas para alimentação saudável, o segredo está no equilíbrio e na estratégia. Não é preciso deixar para trás aquela pizza de fim de semana ou uma cervejinha de vez em quando.
Tudo é uma questão de dosar os alimentos, maneirar naquilo que não faz tão bem e, claro, evitar os exageros na rotina.

dicas para alimentação saudável
dicas para alimentação saudável

Além disso, você também precisa deixar de lado o preconceito com alimentos saudáveis. É possível fazer maravilhas usando ingredientes menos ricos em açúcar e gordura.

Portanto, o segredo para ter hábitos mais saudáveis à mesa, explorar o paladar e conhecer receitas novas e menos pesadas, vamos dar alguma dicas para alimentação saudável.

Ah, se possível, consulte um nutricionista para te auxiliar na montagem de um cardápio equilibrado que una sabor e saúde!

Dicas para alimentação saudável já

dicas para alimentação saudável
dicas para alimentação saudável

Comida saudável no prato é o que você precisa? Então confira nossas dicas para ter uma alimentação saudável.

  1. Priorize alimentos in natura ou minimamente processados
    Alimentos in natura (como frutas, verduras, legumes, ovos e carnes) ou minimamente processados (como leite, farinha, frutas secas, castanhas) são a base ideal para uma alimentação nutricionalmente balanceada, saborosa e culturalmente apropriada. Além disso, contribuem para um sistema alimentar socialmente e ambientalmente sustentável.
  2. Utilize óleo, sal e açúcar com moderaçãoAo preparar ou temperar refeições, use pequenas quantidades de óleos, gorduras, sal e açúcar. Quando usados com moderação, esses ingredientes culinários contribuem para deixar a alimentação mais saborosa sem torná-la nutricionalmente desbalanceada.
  3. Limite o consumo de alimentos processados
    Os ingredientes e métodos usados na fabricação de alimentos processados – como conservas de legumes, compotas de frutas, pães e queijos – alteram desfavoravelmente a composição nutricional dos alimentos. Por exemplo, um pepino em conserva não é tão saudável quanto o vegetal in natura. Em pequenas quantidades, podem ser consumidos como parte de receitas ou refeições, mas não abuse!
  1. Evite o consumo de alimentos ultraprocessados
    Alimentos ultraprocessados (como biscoitos recheados, salgadinhos, refrigerantes e macarrão instantâneo) são nutricionalmente desbalanceados. Devido à sua formulação e apresentação, tendem a ser consumidos em excesso e a substituir alimentos mais saudáveis. Suas formas de produção, distribuição, comercialização e consumo afetam desfavoravelmente a cultura, a vida social e o meio ambiente.
  1. Coma com regularidade e atenção
    Procure fazer suas refeições em horários semelhantes todos os dias e evite “beliscar” entre elas. Coma sempre devagar e desfrute do que está comendo, sem se envolver em outras atividades, como assistir TV, por exemplo. Coma em locais limpos, confortáveis e tranquilos, onde não haja estímulos para o consumo de grandes quantidades de alimentos.
    Sempre que possível, coma acompanhado, com familiares, amigos, colegas de trabalho ou escola. A companhia nas refeições favorece o comer com regularidade e atenção, além de ampliar o prazer da alimentação. Compartilhe também as atividades domésticas relacionadas ao consumo das refeições.
  1. Compre alimentos na feira
    Procure fazer compras de alimentos em mercados, feiras livres e de produtores locais que comercializam alimentos in natura ou minimamente processados. Prefira legumes, verduras e frutas da estação e cultivadas localmente. Sempre que possível, adquira alimentos orgânicos e de base agroecológica, de preferência diretamente dos produtores.
  1. Cozinhe!
    Se você tem habilidades culinárias, procure desenvolvê-las e compartilhá-las, principalmente com crianças e jovens, de todas as idades e gêneros. Se você não sabe cozinhar, procure aprender. Converse com pessoas que já sabem, peça receitas a familiares, amigos e colegas, leia livros, consulte a internet, faça cursos e…. bote a mão na massa!
  1. Planeje as compras e o preparo das refeições
    Planeje as compras de alimentos, organize a despensa doméstica e defina com antecedência o cardápio da semana. Divida com os membros de sua família a responsabilidade pelas atividades domésticas relacionadas ao preparo das refeições. Reavalie como você tem usado seu tempo e identifique quais atividades poderiam ceder espaço para a alimentação.
  1. Evite fast food
    No dia a dia, procure locais que servem refeições feitas na hora e a preço justo. Restaurantes de comida a quilo podem ser boas opções, assim como refeitórios que servem comida caseira em escolas ou no local de trabalho. Evite redes de fast food.
  1. Seja crítico com a publicidade de alimentos
    Lembre-se de que a função essencial da publicidade é aumentar a venda de produtos, e não informar ou, menos ainda, educar as pessoas. Avalie criticamente o que você lê, vê e ouve sobre alimentação nas propagandas comerciais e estimule outras pessoas, particularmente crianças e jovens, a fazerem o mesmo.

Alimentos funcionais

dicas para alimentação saudável
dicas para alimentação saudável

Alimentos funcionais são aqueles que, além de suas funções nutricionais básicas, também contêm compostos bioativos que auxiliam o bem-estar e a prevenção de doenças, de acordo com sua composição. 

Tais alimentos podem ser de origem natural quanto de origem animal, como frutos do mar, peixes e iogurtes, ou de origem vegetal, como frutas, legumes, cereais integrais, sementes e leguminosas.

Para obter os benefícios dos alimentos funcionais, é necessário consumi-los regularmente e incluí-los em uma alimentação saudável e regular, associada à prática regular de atividades físicas.

Com todas as qualidades do grão, a aveia é um alimento funcional, pode ser encontrada na loja mais próxima da ProSaúde. Lá, conversando com uma consultora da marca, você pode adquirir aveia em flocos grossos, flocos médios, sem glúten, farelo e farinha de aveia, todos a granel.

Outra opção é encontrar aveia nos alimentos funcionais da Natuhe, como biscoitos doces e cookies, ambos com aveia na composição. A Natuhe é uma marca de alimentos funcionais, parreira da ProSaúde e que oferece alimentos que promovem o bem-estar e a qualidade de vida.