Skip to main content
sensação de bem-estar

4 alimentos que melhoram a sensação de bem-estar

18e2faae9fd9926a17fc744b5999931f
admin
29/12/2024
Os alimentos, quando bem selecionados, podem ser uma ótima fonte de bem-estar físico e emocional. A pandemia provocada pelo coronavírus impactou a forma de viver de todo o planeta. Muitas pessoas se tornaram mais sedentárias e começaram a descontar problemas na alimentação. Não que isso já não fosse um problema mundial, mas é fato que […]

Os alimentos, quando bem selecionados, podem ser uma ótima fonte de bem-estar físico e emocional. A pandemia provocada pelo coronavírus impactou a forma de viver de todo o planeta. Muitas pessoas se tornaram mais sedentárias e começaram a descontar problemas na alimentação. Não que isso já não fosse um problema mundial, mas é fato que a Covid-19 potencializou ainda mais o estilo de vida desregrado.

sensação de bem-estar
sensação de bem-estar

O medo de se contaminar ou de perder entes queridos, associado ao confinamento, também pode gerar alguns transtornos mentais, que geralmente se manifestam na forma de ansiedade e depressão. Porém, o que talvez algumas pessoas não saibam é que a alimentação pode ser uma fonte natural para evitar esses problemas.

O significado de bem-estar

sensação de bem-estar
sensação de bem-estar

Antes de iniciarmos nossa lista, é importante compreender o que significa o estado de bem-estar. Esse conceito representa a maneira como nos sentimos dentro de todas as áreas de nossa vida.

O bem-estar abrange os aspectos físico, mental, social e, até mesmo, ambiental. Isso significa que, para estarmos verdadeiramente bem do ponto de vista interno e externo, precisamos que a maior parte desses aspectos esteja fluindo positivamente.

Por exemplo, não adianta ter um trabalho maravilhoso quando falta uma moradia adequada. Da mesma forma, não faz sentido ter uma boa saúde física quando a questão mental está prejudicada. Percebe como tudo está interligado?

A relação entre bem-estar emocional e a alimentação

sensação de bem-estar
sensação de bem-estar

Tendo em vista que alcançamos o bem-estar quando a maior parte das áreas de nossa vida estão organizadas e satisfatórias, é preciso cuidar da alimentação, já que ela favorece a saúde física e mental.

Em geral, manter bons hábitos alimentares é fundamental para nutrir adequadamente o nosso corpo, evitar o acúmulo de gorduras e prevenir quadros clínicos, como condições cardiovasculares e diabetes, além de distúrbios psicológicos, como a depressão.

Para este último caso, alguns alimentos são capazes de melhorar o humor e a disposição das pessoas, pois estimulam a produção e a liberação de substâncias do próprio corpo, conhecidas por regular nossas emoções, nosso sono, apetite e a sensação de bem-estar.

É o caso dos alimentos que têm, por exemplo, grande quantidade de triptofano — uma espécie de proteína. O triptofano auxilia na produção da serotonina, conhecida como um dos “hormônios da felicidade”.

Aqui se estabelece a reação em cadeia, da qual falamos: ao consumir alimentos fonte de triptofano, estimulamos a liberação de serotonina que, por sua vez, está relacionada à sensação de bem-estar emocional.

Sensação de bem-estar

O triptofano – substância facilmente encontrada em alguns alimentos – pode auxiliar na sensação de bem-estar. A síntese de serotonina depende das concentrações de triptofano no cérebro. Como a serotonina está envolvida na regulação do humor e da ansiedade, baixos níveis de serotonina podem contribuir para o aumento da ansiedade e da depressão. Assim, como a disponibilidade de serotonina depende da ingestão de triptofano, as fontes alimentares desse aminoácido são vistas como essenciais para uma boa saúde mental e bem-estar.

Para auxiliar as pessoas que buscam melhorar sua saúde mental por meio da alimentação, as principais fontes de triptofano são:

  1. Banana – Fruta rica em fibras, potássio e vitaminas. Além de ter um custo relativamente baixo, a banana pode ser encontrada em quase todos os mercados do Brasil.
  2. Grão-de-bico – Além de triptofano, a leguminosa também contém uma alta concentração de vitaminas B6 e B9, que, segundo a nutricionista, atuam na produção de neurotransmissores relacionados ao bem-estar.
  3. Chocolate 70% – O típico chocolate ao leite, nesse caso, não vale. Mas o chocolate amargo, com pelo menos 70% de cacau, é rico em triptofano. De acordo com Stavro, quanto mais cacau na composição, melhor para a saúde mental.
  4. Mel – O mel também é fonte de triptofano, com ação calmante que induz uma sensação de bem-estar. Segundo a especialista, o alimento produzido pelas abelhas ainda contém frutooligossacarídeos, que ajudam a promover o equilíbrio das bactérias no trato gastrointestinal. O mel também colabora com uma melhor regulação neuroendócrina, favorecendo a sensação de prazer e a disposição.

Natuhe: Alimentos naturais para sua saúde!

A Natuhe é uma marca de alimentos naturais que acredita nos benefícios da boa alimentação. Todos os seus produtos são desenvolvidos com qualidade e segurança, proporcionando nutrição e sabor para quem busca um estilo de vida saudável.

Você encontra os produtos da Natuhe em todas as lojas ProSaúde e nos melhores mercados da região oeste do Paraná.

Agora que você já sabe como consumir castanhas de forma saudável, coloque essas dicas em prática e cuide da sua saúde!